domingo, 17 de março de 2019


Liberdade e Emoção


Liberdade um valiossimo dom Divino
Entre outros que nos foram doados
Pelo Criador à nós, indistintamente presenteado
Ela se insere em todos os sentidos do viver
Liberdade de ir e vir
Liberdade de agora vou parar
Liberdade para dialogar
Liberdade para pensar
Liberdade para o que quiser imaginar
Liberdade para divagar
Liberdade para contestar
Liberdade para aceitar, logo concordar
Liberdade para aplaudir
Liberdade, óbvio para também apupar
Liberdade para sorrir
Liberdade para cantar
Liberdade para chorar
Liberdade para naturalmente viver
Liberdade para riqueza legalmente construir
Liberdade para se vestir
Liberdade até mesmo para se despir
Liberdade para a ordem e a lei respeitar
Liberdade para aprender e saber ler
Liberdade para interpretar o que leu
Liberdade para usar véu
Liberdade para compor e escrever
Liberdade de ter o mundo ao seu dispor
Liberdade de dedicar à natureza seu amor
Liberdade de poder voar sem ter asas à bater
Liberdade para assimiliar o saber
Liberdade para ver e enxergar:não sou o único aqui
Que só às aves foi dado o poder de voar
E depois do que acima registrei
Conto-lhes o que há pouco vi
E tomado pela emoção
Ao choro não resisti
Fazendo minha caminhada matinal
Ao entrar na Travessa Perebebui
Lateral da área do Bosque Rodrigues Alves
Observo um cidadão
Cabelos bem grisalhos
Um setentão com uma gaiola na mão
 Enjaulada nela uma pequena ave
Ele aproximou-se da grade de ferro
Imaginei: vai ali pendurar a prisão
Para amenizar no pássaro a tensão
Proximo ao verde da vegetação
Porém, acelerou meu coração
Com a seguinte interrogação:
E se ele veio soltar o indefeso pássaro?
Oferencendo-lhe novamente a plena liberdade?
Parei, aguardando o desfecho da cena poética
Para minha alegria ocorreu a segunda alternativa
O idoso outorgou ao bichinho o álvara de soltura
Abriu-lhe a porta da gaiola e o deixou ir para qualquer galho
E neste domingo foi em alguma árvore cantar
Não me contive e fui ao encontro do libertador
Parabenizei-o, agradeci pelo que me fez presenciar
E lhe contei de minha emoção
Disse-me ele: compro as aves na feira e venho soltá-las
É caro leitor, como visto nesse simples ato
Mas de um valor sem igual
A natureza criada por Deus
Não está totalmente perdida
Apesar das realidades ora vividas
Ainda há um caminho para solução
Enquanto houver uma digna alma a promover a liberdade
Com abençoado coração
Podemos pressentir que a liberdade com responsabilidade
Não será veículo para tudo destruir
Mas sob as bênçãos de Deus construir.
Lúcio Reis
Belém do Pará-Brasil em 17/03/2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário